Pular para o conteúdo

[Seminário Pré-Fórum Social Mundial “Migração, refúgio, apátridas, direitos humanos e desafios para as políticas locais”]

março 16, 2018

Por que migrantes, por que refugiados, se somos todos seres humanos? Por que fomos deslocados pelo sistema?

Seminário pré-Fórum Social Mundial encerra com amplo debate sobre o papel central que as migrações ocupam na agenda global.

Evento contou com delegações da América Latina (México, Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala), Europa (França, Itália), Ásia (Hong Kong, Taiwan, Filipinas) e África (Congo).

O professor congolês da UNILAB, Basilele MaloMalo, abriu os debates destacando o histórico das lutas dos movimentos sociais para incluir as migrações africanas na agenda de direitos humanos e denunciou o racismo presente no Brasil e na América Latina como uma afronta à integração.

Jorge Muñoz, exilado chileno na Patagônia argentina e professor da Universidade de Neuquen, destacou o papel dos sujeitos migrantes como uma grande oportunidade para a construção da paz no planeta. Condenou a visão das migrações como um problema e desafiou à construção de outro olhar que considere os imigrantes como sujeitos políticos, culturais, econômicos e sociais.

Com a presença de Pepe, coordenador da Secretaria Técnica do VIII Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM), que será realizado este ano no México, o evento terminou com o apelo por uma mobilização global por outro mundo possível rumo ao VII FSMM: “Migrar, Resistir, Construir e Transformar”.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: