Pular para o conteúdo

[Debate sobre el Pacto Global de las Migraciones en el Foro Social Mundial , Salvador, Bahia]

março 16, 2018

O Pacto Global das Migrações foi tema dos debates do Fórum Social Mundial que está sendo realizado em Salvador, na Bahia. Nesta quarta, 15, representantes do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial das Migrações, de organizações sociais locais e internacionais e participantes de diversos países se juntaram para discutir os desafios que o pacto global na governança das migrações traz para os movimentos sociais.

Jorge Muñoz e Aída García Naranjo, membros da Rede Espacio Sin Fronteras, apresentaram uma visão crítica do acordo intergovernamental que pretende fortalecer a cooperação internacional e a governança das migrações propondo uma migração segura, ordenada e regular. Naranjo colocou a questão do acordo global como estratégia dos estados para controlar os fluxos migratórios sem levar em conta a perspectiva de direitos humanos e de gênero.

Raul Delgado, membro do MIREDES Internacional, fez uma análise histórica de como nasceu o pacto global e de quais são os mecanismos de participação social no processo de construção do texto final.

François Soulard, comunicador social que acompanha a temática migratória, chamou atenção para a necessidade de criar e organizar um movimento que permita mudar a geometria das relações internacionais e de viabilizar as propostas alternativas e de resistência geradas nos espaços de reflexão conjunta, como o Fórum Social Mundial das Migrações, que será realizado em novembro no México.

José Jaques, representante da secretária técnica do VIII FSMM destacou a importância do evento para o Pacto Global das Migrações, uma vez que o fórum será realizado no mês anterior à assinatura do documento final do pacto global pelos estados.

A platéia colocou em discussão temas como racismo, xenofobia, discriminação que surgem a partir das políticas implementadas pelos estados, como também pelos discursos divulgados pelas grandes mídias que descrevem o migrante como ameaça.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: