Pular para o conteúdo

Estudantes Migrantes na pós-graduação

fevereiro 13, 2017

Por Vera Gers Dimitrov > Membro da Rede Espaço Sem Fronteiras

Durante a Bienal da UNE, realizada entre os dias 29 janeiro e 01 de fevereiro, em Fortaleza, com a presença de artistas e estudantes do mundo inteiro, a Associação Nacional de Pós-Graduandos realizou o II Seminário de Internacionalização da Ciência Brasileira, debatendo os desafios e perspectivas para uma real internacionalização.

Diante da importância desse debate, a questão dos estudantes migrantes na pós-graduação foi pauta da discussão, uma vez que não é possível debater internacionalização sem pensar nos estudantes migrantes que fazem parte dos programas de pós-graduação brasileiros. A presidenta da ANPG, Tamara Naiz, atendendo as demandas desses estudantes, destacou a importância da discussão da questão migratória na educação e frisa que “(…) como internacionalizar a ciência se a gente não abre as portas das nossas universidades da nossa pesquisa para pós-graduandos, para estudantes estrangeiros fazerem mobilidade e se sentirem acolhidos e integrados à nossa cultura. Nós da ANPG acreditamos que temos que usar a ciência como uma ferramenta de emancipação humana e dos povos através do mundo (…)”.

Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE), também entende a importância da iniciativa do Espaço Sem Fronteiras em debater a questão da intergração desses estudantes e, como apontou a presidenta da OCLAE, Heyde Ortega, de Cuba, em mensagem aos membros do ESF, destaca a importância da inclusão desse debate nas pautas da ANPG e também da OCLAE: “(…)Traslado un saludo y um abrazo muy fuerte a todos lós participantes y integrantes del Espacio Sin Fronteras, y que sepan que también dentro de los debates que hemos enpulzado em OCLAE está la defesa de la integración, no solo em América Latina, si no em todo el mundo. En particular, también, nos tuviemos este debate dentro de la ANPG, para incluir dentro desta idea la defesa, igualmente, de intergación de estuidanties que vienen de otros países de outros puevos(…).”.

Vai ter migrante na pós-graduação sim! E contamos com o ESF para ampliar esse debate!

20170131_132928

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: